O peru ao molho de champanhe é uma receita de Natal ou Ano Novo especial, que vai encantar os seus convidados. Como prato principal da ceia, é uma das comidas que fará sucesso por seu sabor.
As comidas de Natal e Ano Novo são sempre saborosas e fazem sucesso. Mas você pode inovar com uma receita especial: peru ao molho de champanhe. Afinal, essa ave está muito presente nas ceias ao redor de todo o Brasil, mas esse toque especial fará uma grande diferença.
Além disso, o champanhe no Ano Novo e, até mesmo, no Natal é bastante tradicional. Então, por que não unir essa bebida deliciosa a um prato incrível?
A partir de agora, você verá como fazer essa receita de peru de Natal diferenciada, quais acompanhamentos combinam e como harmonizar esse prato com um vinho especial. Confira e comece a preparar sua ceia!
Receita de peru ao molho de champanhe
Esta receita de peru ao molho de champanhe é fácil de fazer e rende 15 porções. Ela demora cerca de 5h30min para finalizar devido ao tamanho da ave, mas vale muito a pena! Veja como fazer.
Ingredientes:
- 1 peru de aproximadamente 4 kg
- 2 litros de leite
- 1 garrafa de champanhe
- 4 dentes de alho picados
- 1 cebola grande em rodelas
- 2 folhas de louro
- 1 colher (sobremesa) de pimenta-do-reino
- ½ xícara (chá) de azeite de oliva
- ½ xícara (chá) de óleo
- 1 colher (sopa) de mostarda
- 200 ml de água
- 1 colher (sopa) de molho inglês
- Suco de 1 limão grande
- Manteiga
- Fatias de bacon
- 1 xícara (chá) de nozes picadas
- ½ xícara (chá) de uvas-passas escuras
- ½ xícara (chá) de uvas-passas brancas
- 2 xícaras (chá) de farinha de mandioca
- Sal a gosto
Modo de preparo:
- Lave o peru e, depois, coloque no leite pelo prazo de 2 horas, a fim de amaciar a ave. Então, lave novamente e seque.
- Tempere o peru com alho, cebola, champanhe, louro, azeite de oliva, pimenta, óleo, água, mostarda, suco de limão e molho inglês. Mantenha nessa mistura por 2 horas.
- Pegue a ave na hora de assar e passe a manteiga.
- Coloque fatias de bacon ao longo de todo o peito da ave e prenda-as com palito.
- Cubra com papel-alumínio e deixe assar por cerca de 1h30min a 190ºC.
- Retire o papel-alumínio de quase todo o peru, exceto das pontas das asas e das coxas. Em seguida, leve novamente ao forno para dourar.
- Use o caldo do cozimento para regar de vez em quando e deixe no forno por mais 1 hora, aproximadamente.
- Derreta 100 gramas de manteiga em uma frigideira e coloque as uvas-passas escuras e brancas, e as nozes. Deixe por 3 minutos.
- Adicione a farinha de mandioca e acerte o sal para terminar a farofa. Sirva a farofa e o peru ao molho de champanhe juntos.
Aqui, uma dica é colocar as oleaginosas que você quiser na farofa. As nozes são uma sugestão, mas existem outras boas opções, como as castanhas.
Acompanhamentos do peru ao molho de champanhe
Vários pratos são bons acompanhamentos do peru ao molho de champanhe. A farofa com nozes e uvas-passas é um deles. Outras boas opções são:
- Arroz com amêndoas;
- Saladas especiais;
- Purês de batata, mandioquinha etc.;
- Legumes refogados;
- Aspargos cozidos;
- Batatas assadas;
- Lentilhas, que podem estar na forma de salada, como acompanhamento do arroz ou da forma que você preferir.
Como petiscos de Natal ou de Réveillon, é possível montar uma tábua de frios, por exemplo. Frutas secas, como damascos, também são bem-vindos.
De toda forma, o que mais importa é o seu gosto e preferência. Por isso, analise o que você e sua família costumam comer na ceia e crie os acompanhamentos do peru com molho especial.
A harmonização do peru ao molho de champanhe com vinhos
Você pode harmonizar o peru ao molho de champanhe com os seguintes tipos de vinhos:
- Tintos leves, a exemplo do Sangiovese e do Pinot Noir;
- Brancos estruturados, como o Chardonnay;
- Espumantes rosés.
Confira mais dicas sobre vinhos:
- Descubra os 8 melhores vinhos tintos
- 9 melhores vinhos brancos para você experimentar
- Confira os 5 melhores vinhos rosés para você experimentar
- Afinal, existe diferença entre champagne e espumante?
Dependendo do tipo de vinho escolhido, o modo de servir será diferente. Os tintos leves podem ir à mesa em temperatura ambiente ou levemente frescos. O branco estruturado pode ser oferecido aos convidados entre 10ºC e 12ºC, se for jovem. Agora, se for envelhecido e encorpado, prefira deixar entre 13ºC e 15ºC.
Enquanto isso, os espumantes rosés devem ficar mais gelados, geralmente, entre 6ºC e 12ºC. O objetivo, nesse caso, é deixar os aromas e sabores mais evidentes.
Qualquer que seja a escolha de vinho, você encontra os melhores rótulos na Banca do Ramon. Além da bebida para consumir, você também encontra vários temperos e ingredientes da receita de peru de Natal.
Sem contar que pode achar o melhor champanhe para fazer o seu peru com molho especial. Assim, você terá uma ceia que vai agradar aos convidados e ainda terá vários toques de requinte e elegância.
Então, que tal aproveitar e comprar agora mesmo os melhores rótulos de vinhos e espumantes do mercado? Acesse nossa adega online completa e busque as opções que mais agradam o seu paladar!